quarta-feira, 26 de setembro de 2007

TRANSPLANTE

Estado convoca médicos: meta é ter equipe de transplantes de rim
Geral - , 09/02/07 16:46



A Central Estadual de Transplantes (CET), está comunicando aos médicos, que queiram realizar o serviço de transplante de rim, para enviar ao CET a documentação necessária para a regulamentação. O objetivo do registro é formar equipes capacitadas e iniciar a realização dos transplantes. Atualmente o Estado possuiu 198 pacientes que precisam de transplante renal.


“O credenciamento da central junto ao Ministério da Saúde, que ocorreu em julho de 2006, foi o primeiro passo para realização dos transplantes. A segunda etapa é a regularização dos interessados, pois os serviços serão realizados de forma terceirizada. O CET já enviou ofícios comunicando os profissionais para a necessidade da habilitação para o trabalho”, explicou Inês Motta, coordenadora da central estadual.


Para o credenciamento junto ao CET, os médicos precisam entregar documentação específica. Diploma, certificado de especialização, certidão negativa de infrações éticas e documentos pessoais. Os profissionais também serão regulamentados junto ao Ministério da Saúde.


A CET mantém informações e registros de pacientes e doadores. A central é parte do Sistema Nacional de Transplantes, agilizando assim o acesso dos usuários que aguardam o tratamento. A central, também foi autorizada pelo MS para realizar transplantes de córnea em regime de urgência. Uma parceria entre o Governo de Rondônia e o Lions Clube de Porto Velho implantará um Banco de Olhos na Capital. A entidade comprará os equipamentos e o Estado cederá profissionais e espaço físico.

Nenhum comentário: